Você já sabe como evitar dívidas, mas, e como economizar, será que existe alguma dica? Felizmente sim! Deixamos aqui algumas dicas para você:
Negocie suas dívidas
Antes de tudo, se você está endividado, esse o conselho é simples. A melhor saída é buscar negociar seus débitos e procurar taxas mais baixas e vantajosas. Dessa forma, você estará trocando uma dívida alta por uma mais baixa.
Trace metas e registre seus gastos
Uma das dicas mais simples, contudo, difícil de se por em prática é essa. Ter um registro sempre atualizado de seus gastos te fara manter em perspectiva dos mesmos. Mas além de que, traçar um objetivo e decidir economizar para alcançar ele é o método mais aconselhado para se evitar futuras dívidas.
É importante criar prazos para seus objetivos, afinal, ficamos mais motivados quando temos um prazo.
Mantenha o controle
Tenha controle de o que você gasta, como gasta e sobretudo, com o que você gasta. Um aplicativo de gestão ou uma planilha financeira, por exemplo, fará com que você coloque todos os seus gastos na ponta do lápis, e sendo assim, te protegerá de entrar em dívidas.
Evite cartões de crédito
Se você tem dificuldade de controlar seus gastos, o conselho aqui é evitar a tentação de ter um cartão de crédito.
Investimento
Enfim, os investimentos podem ajudar você a evitar dívidas e podem incrementar sua renda.
Fuja de gastos desnecessários
Novamente iremos bater o pé com esse ponto. Vamos relembrar o que foi dito na outra matéria:
“Antes de comprar algo se pergunte, por exemplo: Será que eu preciso mesmo disso? O dinheiro que eu gastar aqui, irá me fazer falta depois?
Muitas pessoas olham para gastos pequenos como se não fossem fazer falta a eles, mas cuidado. Essas pequenas despesas podem te prejudicar, e muito, no montante final.”