Mister Money logo blog
Search

Empréstimo para Servidor Federal Siape Quais requisitos ?

2D produtora
Emprestimo Bpc ou Loas
O que você vai ler neste artigo:

Para qualquer tipo de crédito, você precisa atender alguns requisitos. Da mesma forma, o crédito consignado para servidores é igual.

Margem Consignável

Certo, o que é essa margem? Um valor, uma porcentagem, de seu salário que pode ser descontado para usar na hora de pagar as parcelas. Dessa forma, quanto maior o valor do salário, maior a margem consignável. Mas como calcular?

Segundo a legislação, o valor máximo da parcela mensal deve corresponder em 35% do salário líquido. Então o cálculo seria feito de forma simples:

Caso o servidor receba R$ 3.500 reais, ele teria a margem de 35% desse valor, ou seja, R$ 1.225 reais.

Em outras palavras, dentro do prazo de pagamento do crédito, o desconto da parcela não poderia ser maior que esse valor.

Mas porque é importante calcular essa margem?

O valor total do crédito é baseado diretamente em sua margem consignável e no prazo de pagamento. Ou seja, se você precisar solicitar o crédito, leve em consideração que o valor não pode ultrapassar os 35% de seu salário líquido.

Uma dica importante, é ter em mente que apesar do limite ser 35% do seu salário, você não precisa literalmente contratar um crédito com todo esse valor.

Requisito: Convênio

Não estamos falando do convênio de saúde. Mas sim, antes de solicitar o crédito, você precisa ter certeza se o órgão ou ministério que você trabalha tem convenio com a instituição financeira.

Requisito: Conta corrente

Bancos tem alguns requisitos, como que o cliente tenha conta corrente no mesmo local onde ele está solicitando o seu crédito.

Existe tempo de serviço mínimo?

Não. Desde que tenha servido a federação, você pode solicitar o crédito. Não importa se ainda está ativo, ou se está inativo, se é pensionista ou aposentado. Todos os servidores têm direito de solicitar o crédito com todas as vantagens.

Compartilhe este conteúdo:

Escrito por 2dprodutora

Formado em Engenharia Mecatrônica, se apaixonou por SEO quando conheceu as possibilidades que essas técnicas poderiam levar para diversos negócios. Também conhecido por SEO Mestre, é especialista em SEO com diversas certificações, ama quando seus clientes estão na primeira página na rede de pesquisa.

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de E-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade

mao usando um smartphone