Mister Money logo blog
Search

O que você precisa saber sobre um consórcio de motos

2D produtora
O que você precisa saber sobre um consórcio de motos
O que você vai ler neste artigo:

Nem todo mundo tem dinheiro para comprar uma moto a vista. Na verdade, isso é para poucos. Portanto, para a maioria das pessoas, é necessário encontrar formas alternativas de ajudar a pagar o bem, e o consórcio de motos é uma opção muito atraente.

O que é consórcio de motos

O consórcio de motos basicamente é como se você economizasse hoje para comprar uma motocicleta no futuro. Em um consórcio, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se juntam para fazer compras semelhantes com modelos de motocicletas selecionados ou com o valor que pretendem pagar pela mercadoria.

Você pode aderir a um grupo novo ou a um existente. Para grupos formados, os novos membros do consórcio podem optar por aderir ao plano comprando cotas que não foram contempladas ou, você pode negociar com os membros que decidiram se retirar do consórcio, ficando com os direitos e obrigações estipuladas no contrato.

Como funciona o consórcio de motos?

Como qualquer tipo de consórcio legalizado, o consórcio da motocicleta também deve ser administrado por uma empresa credenciada e supervisionada a partir do Banco Central. Portanto, este sistema fornece total segurança para o consumidor.

O administrador é que organiza grupos de pessoas interessadas em comprar motocicletas, formando um caixa único de pagamento mensais.

O saldo deste caixa serve para cobrir as cartas de crédito que o consorciado receberá se for contemplado.

Dentro do grupo, uma pessoa tem a oportunidade de adquirir a motocicleta antes do vencimento. Assim com o tempo, os consorciados são contemplados, até que todos obtenham a motocicleta que desejam.

Vale a pena entrar em consórcio de motos?

Agora você sabe como o consórcio da motocicleta funciona, talvez você pense quando esse investimento vale a pena. O que podemos dizer é que existem diferentes situações em que este modo de compra é a melhor alternativa.

Um deles é quando você tem o desejo de comprar a moto, mas não um valor para entrada. Ou quando os juros que encontra em outras formas de pagamento termina sendo muito alto e muito desvantajoso.

Também é interessante participar do consórcio quando não estiver tanta pressa para ter o veículo. Esta é uma boa alternativa para planejar essa aquisição no futuro, por exemplo, dar um filho quando alcançar a maior idade.

Outra situação em que um consórcio é interessante é para as pessoas que sentem um pouco de dificuldade em economizar dinheiro e sempre acabam usando a reserva que seria usada para a aquisição do bem. Como consórcio, o valor é administrado por uma empresa e não pode ser resgatado, exceto em caso de desistência.

Conclusão

Bem, agora que já esclareceu suas maiores perguntas sobre o consórcio da motocicleta, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude seus conhecidos a aprender sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Escrito por 2dprodutora

Formado em Engenharia Mecatrônica, se apaixonou por SEO quando conheceu as possibilidades que essas técnicas poderiam levar para diversos negócios. Também conhecido por SEO Mestre, é especialista em SEO com diversas certificações, ama quando seus clientes estão na primeira página na rede de pesquisa.

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de E-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade

mao usando um smartphone