Cuidados que os aposentados e pensionistas devem ter ao contratar um empréstimo, nesse artigo você encontra algumas dicas para fugir dos golpes

Golpes direcionados a aposentados e pensionistas são uma prática que não é recente, mas, mesmo que o mercado tenha se tornado mais seguro e novos processos tenham aparecido, eles conseguiram continuar marcando presença e são bem comuns até hoje.

Com essa onda de fraudes que não parece se encerrar logo, é de extrema importância que funcionários de empresas privadas, servidores público e aposentados ou pensionistas do INSS (sigla de Instituto Nacional do Seguro Social) estejam sempre em alerta e informados sobre esses golpes, evitando sua disseminação e que mais pessoas sejam prejudicadas por esse crime.

Veja aqui dicas para que você não seja a próxima vítima desses ataques e alguns exemplos para ficar atento!

Como fugir dos golpes em aposentadorias e pensões?

Provavelmente todo aposentado ou pensionista já recebeu uma ligação ou mensagem falsa. Muitas vezes alegando ser alguém que trabalha no INSS, que entrou em contato dizendo que precisa confirmar seu benefício ou que ele será bloqueado, e para isso necessita de seus dados. Se isso aconteceu com você, aposentado ou pensionista, saiba que você não é o único. Porém, existe a possibilidade de você ter se tornado vítima de alguma fraude e não ter percebido. 

Atualmente, é possível notar o número crescente de vítimas de golpes com esse disfarce de “representantes do INSS”, sendo por SMS, e-mail, telefone ou até mesmo o aplicativo de mensagens WhatsApp. A razão disso é que pensionistas ou aposentados têm uma facilidade maior na hora de conseguir crédito, principalmente quando é consignado (modalidade em que o pagamento do empréstimo é feito diretamente em folha, deixando a concessão do mesmo mais fácil).

Na semana do dia 7 de outubro de 2021, foi emitido um alerta pelo Ministério do Trabalho e Previdência sobre as fraudes que mais uma vez se tornaram comuns entre pensionistas e aposentados nos últimos tempos.

Também apresentaram um exemplo de golpe, onde criminosos se passavam por funcionários do Conselho Nacional de Previdência Social (ou apenas CNPS) e ligavam para seus alvos, pedindo que fizessem um depósito, com o objetivo de liberar benefício inexistente. O Ministério ainda afirmou que não é uma prática dele entrar em contato com seus segurados por esse tipo de correspondência, e que nenhuma revisão de benefício realizada por ele necessita de qualquer tipo de pagamento.

Apesar de esse ser um exemplo comum dos golpes, ele não é o único. Vale lembrar que existem muitos outros por aí, e que aposentados ou pensionistas devem sempre questionar qualquer ligação ou contato que envolva esse tópico, já que só porque não parece suspeito, não quer dizer que não seja.

Veja aqui dois casos de golpes para se atentar e evitar ser a próxima vítima:

Mensagens falsas

Muito aplicada a pessoas idosas, as mensagens falsas são enviadas por SMS ou WhatsApp. Sendo assim, podemos classificá-las em três tipo:

Atualização de dados

Dentro do corpo de texto da mensagem enviada, lhe apresentam um número, pedindo que você ligue e atualize seus dados. Assim, os criminosos conseguem obter seu CPF, cartões de créditos, senhas e outras informações.

Link

É recebido um link que te redireciona a uma página falsa do INSS ou de algum outro banco, alegando que seu CPF apresenta irregularidades. Com esse golpe, você dá acesso aos seus documentos e outros dados.

Número falso

Um número falso de 0800 entra em contato e pede que ligue para outro número falso, dessa vez um fixo ou celular. No segundo número, um dos golpistas vai fingir ser um membro da equipe do INSS ou do banco, pedindo dados pessoais.

Falsificação de assinaturas

O golpe da falsificação da assinatura é um dos mais usados em contratos de empréstimo. Mesmo com todas as avaliações antifraude existentes, muitas vezes não é possível identificar as falsificações existentes, portanto, não assine documentos que não conhece e sempre leia-os por completo.

Cuidados que aposentados e pensionistas podem tomar

Apesar de todos os exemplos apresentados, você pode também se precaver de golpes utilizando os seguintes métodos:

Contrate apenas em caso de necessidade

Muitos bancos fazem contato oferecendo crédito consignado, ressaltando apenas as vantagens e omitindo todo o resto. Por isso, não contrate por impulso, e sim por necessidade.

Pegue somente o que puder devolver

Analise seu orçamento e calcule qual percentual você consegue comprometer de sua renda para o pagamento de sua dívida.

Ler todas as cláusulas do contrato

Além de ler e reler, somente assine caso esteja de acordo e sempre guarde consigo uma cópia deste contrato.

Não acumular empréstimos

Ao ter um empréstimo consignado em andamento, com boa parte da dívida paga, um aposentado consegue pegar um novo crédito sem aumentar o valor de desconto, mas tendo que elevar o tempo da dívida, tornando essa estratégia algo que não é vantajoso.

Não pegar empréstimos para ajudar parentes

É possível que esse parente não consiga pagar a dívida, então, caso tenha que pegar um empréstimo para esse caso, tenha sempre uma reserva de emergência.

Tenha atenção redobrada na internet

 Além de todos os golpes que a internet traz de ameaças, aposentados ou pensionistas com mais idade podem fazer uma contratação de empréstimo consignado sem perceber, devido à falta de experiência na web.

Aposentadoria.
Aposentadoria. | Foto: Unsplash.

Suspensão dos empréstimos de aposentados e pensionistas em 2021

Uma dúvida comum é sobre a suspensão dos empréstimos consignados em 2021. A comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou a repactuação de parcelas de empréstimos consignados que vencem entre o dia 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

Outra dúvida também muito frequente entre aposentados e pensionistas abrange a demora do INSS para liberar os empréstimos, e isso se deve ao sobrecarregamento dele e do Dataprev, por causa do aumento de pedidos de empréstimo, dada a situação delicada que estamos passando na pandemia. Além disso, também graças à pandemia, é a redução dos funcionários, deixando todo esse processo mais lento.

Quer simular ou solicitar seu empréstimo? Visite aqui a página de simulação para aposentados e pensionistas da Mister Money e saiba mais! 

Posts Recentes