Mister Money logo blog
Search

Energia solar Como funciona?

eliseu barbalho
Energia solar Como funciona
O que você vai ler neste artigo:

Energia solar: Como funciona?

Energia Solar: Entender em detalhes como funciona a energia solar é um requisito importante para a compra ou montagem de um sistema de geração de energia. Este artigo contém uma série de informações sobre como funciona a energia e pode orientá-lo na escolha da melhor opção para sua casa ou empresa.

Como funciona o efeito fotoelétrico?

A atividade solar fotovoltaica baseia-se no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com átomos de silício presentes nos painéis solares, provocando o movimento dos elétrons, criando uma corrente elétrica unidimensional, denominada solar fotovoltaica.

Como funciona a energia fotovoltaica?

O meio de funcionamento de um sistema de produção de energia fotovoltaica baseado na utilização de painéis solares que captam a luz e, por meio do efeito fotovoltaico, geram energia elétrica, que é convertida por um inversor solar a céu, de corrente contínua para corrente alternada, e então a eletricidade é distribuída.

Como usar?

A forma de aproveitamento da energia é simples, visando o equilíbrio entre produção e consumo de energia.

Os painéis solares de telhado captam a luz solar, transformam-na em energia do sol, esta energia passa por um inversor, para a preparar para o uso doméstico, por exemplo.

A energia do sol pode ser utilizada através de energia fotovoltaica, ou solar térmica, ou ainda através de energia térmica, cada uma com uma finalidade e função diferente, tanto para produzir eletricidade como para aquecer o líquido.

A energia do sol pode ser utilizada em residências, instalações e indústrias por meio de microgeração, minigeração e produção em usinas solares fotovoltaicas. Economia e durabilidade são as principais vantagens da utilização de sistemas fotovoltaicos, termoelétricos e solares térmicos.

Como utilizar a energia solar com segurança?

A principal forma de utilizar a energia do sol com segurança é seguir as normas da ANEEL e realizar manutenções periódicas nos equipamentos de captação de energia. O conhecimento de como usar a energia do sol com segurança para sua propriedade é importante para instalações residenciais e comerciais.

Compartilhe este conteúdo:

Escrito por Eliseu Barbalho

Eliseu Barbalho é formado em Educação Física. Na Mister Money ocupa o cargo de Comunicação e Relacionamento, hoje também acumula funções como Copywriter no time de SEO & Conteúdo na Mister. Praticante de musculação e um grande apaixonado por games e jogos online.

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de E-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade

mao usando um smartphone

Posts relacionados