Falsas promessas sobre a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estão circulando na internet em links e sites que são, na verdade, meras ameaças virtuais.
Entre janeiro e maio, ocorreram mais 68 ocorrências, conforme apuração da PSafe, especializado em segurança digital.
Ela identificou mais de 10.000 desses golpes somente em 2021. O número representa o número total de acessos (cliques) e compartilhamentos de links com este tópico. Teme-se que o número de visitas a esses sites e links continue a aumentar.
Para 2021, ainda não foi anunciado nenhum horário de levantamento de emergência. Ainda não há confirmação se a medida será aprovada este ano. Mesmo assim, a maioria dos sites e links fraudulentos indicam que uma nova versão está disponível.
Importante observar: até o momento não há informações de lançamento para este ano.
Riscos do Golpe do FGTS
Esse tipo de golpe não é tão diferente de outros golpes. Por exemplo, há casos semelhantes que prometem cadastrar beneficiários do auxílio emergencial.
Veja abaixo os principais riscos desta iniciativa criminosa:
Na comunicação de dados pessoais, as vítimas ficam mais vulneráveis ao aproveitamento;
Além disso, os criminosos podem usar os dados para se cadastrar em serviços online ou até mesmo abrir uma conta bancária;
Por fim, quando a vítima compartilhou e recomendou o site para seus familiares, acabou espalhando o golpe. Portanto, aumenta a possibilidade de mais pessoas serem vítimas desse golpe.