Fez ou recebeu PIX por engano? Veja o que fazer

O PIX, um método de pagamento e transferência desenvolvido pelo Banco Central do Brasil para facilitar as transações financeiras, é atualmente o segundo método de pagamento preferido dos brasileiros. No entanto, apesar de sua popularidade, permanecem dúvidas sobre como agir em alguns casos.

Eu errei o PIX. O que devo fazer?

Segundo o banco central, as transações só podem ser canceladas até que o pagamento seja confirmado. Após a confirmação, a transação não poderá ser cancelada, pois a liquidação dessa forma de pagamento é realizada em tempo real.

No entanto, o remetente do PIX poderá negociar com o destinatário a devolução do valor pago. Caso seja possível identificar quem recebeu o valor pela chave PIX, é recomendável entrar em contato conosco.
Eu tenho o PIX errado. O que devo fazer?
De acordo com a Febraban, quem recebe o PIX por engano deve entrar em contato com o destinatário para que o valor seja reembolsado.

O que devo observar para evitar enviar errado?


O banco central solicita que o aplicativo da instituição exiba as informações do beneficiário na tela de confirmação da transação quando uma chave, dados da conta ou código QR for usado (lendo ou usando a opção “copiar e colar PIX”).

É necessário verificar se os dados correspondem aos da pessoa ou empresa para a qual você está transferindo recursos ou pagamentos. Se os dados não corresponderem, certifique-se de obter as informações corretas do destinatário para poder confirmar os dados, executar a ação com sucesso e evitar fraudes ou pagamentos à pessoa errada.

Posts Recentes