HASH11, QBTH11, BITH11 e QETH11 foram os primeiros fundos de índice a serem listados na bolsa de valores brasileira; O B3 começou recentemente a listar ETFs (fundos de índice) de criptomoeda, que replicam o comportamento dos índices suportados por esses ativos digitais.
O primeiro a ser listado na bolsa de valores brasileira foi o HASH11 (Nasdaq Crypto Index Fund), lançado pela Hashdex em abril de 2021. O ETF “copia” o desempenho do Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido pela Nasdaq e Hashdex, a fim de refletir globalmente o movimento do mercado de criptomoedas.
HASH11 passa por rebalanceamento e adiciona duas criptomoedas em seu portfólio.
Em junho de 2021, o HASH11 passou por um rebalanceamento e teve a inclusão de outras duas criptomoedas no portfólio, somando oito. São eles:
Bitcoin
Ethereum
Litecoin
Chainlink
Bitcoin Cash
Stellar Lumens
File coin Uniswap
O QR CME Bitcoin (QBTC11) foi o primeiro ETF da América Latina focado 100% em bitcoin. Gerenciado pela QR Asset Management, gestora do grupo GR Capital, o fundo de índice ébaseadona “CME CF Bitcoin Reference Rate”, o índicede contratos futuros de bitcoin no mercado de derivativos lídermundial, a Chicago Mercantile Exchange (CME).
Em agosto de 2021, era hora de lançar mais dois ETFs de criptomoeda no B3
Um deles, o QETH11 (QR CME CF Ether Reference Rate), temuma exposiçãode100 para a moeda digital Ether, usada dentro da plataforma. , a segunda criptomoeda de maior valor de mercado, atrás apenas do bitcoin. A taxa dereferênciadoéter CME CF segue.