Pesquisar

IPO, saiba o que é

eliseu barbalho
IPO SAIBA OQUE E
O que você vai ler neste artigo:

Em inglês, IPO significa “initial public offering” ou “oferta pública inicial” em português. É a primeira vez que uma empresa recebe novos parceiros oferecendo ações ao mercado. Em seguida, tornou-se uma empresa de capital aberto com ações negociadas em bolsa.

Normalmente as empresas que fazem IPOs estão em estágio maduro de seus negócios. Essas operações no Brasil têm sido historicamente bastante grandes, totalizando centenas de milhões de reais.
Acesso ao capital
A emissão de ações é uma das formas de obtenção de capital pelas sociedades. Para se tornar acionista de uma empresa – e, assim, poder participar de seus resultados – os investidores devem comprar ações e devolver o dinheiro. Geralmente, financiam os investimentos necessários para o crescimento e a prosperidade do negócio.

Claro, existem outras maneiras pelas quais as empresas podem levantar capital. Os mais clássicos são as receitas geradas por empresas ou empréstimos bancários. No entanto, a captação de recursos por meio da emissão de ações apresenta várias vantagens.

Ao contrário de um empréstimo, uma ação não tem data de vencimento e não oferece um retorno específico. Com isso, a empresa não precisa mais ter títulos disponíveis, com certo lucro, em uma data determinada.

Além disso, dado o tamanho das operações e os prazos de reembolso dos investimentos por elas financiados, o custo de emissão das ações pode ser muito inferior ao custo do financiamento bancário ou de outros tipos de operação. »Outras atividades de crédito.

Liquidez

O IPO também pode representar uma forma de as empresas fornecerem liquidez aos seus empreendedores ou sócios, ou seja, a possibilidade de venderem suas ações a investidores de outros mercados, transformando papel em dinheiro no bolso.

Você pode estar se perguntando por que um empresário pode querer se desfazer de seu próprio estoque. Por uma variedade de fatores. Por exemplo, ele pode estar interessado em iniciar outros novos negócios – e para isso, ele precisa de dinheiro. Ou você pode descobrir que, com base nos resultados e nas perspectivas do negócio, suas ações valem muito. Embolsar esse dinheiro é, portanto, uma ótima idéia. Requisitos do
para um IPO
Para prosseguir com um IPO, a empresa deve atender a uma série de requisitos legais e regulamentares. Por exemplo, deve ser legalmente constituída como “S / A”, ou sociedade anônima, na qual seu capital é dividido em ações (e não quotas, como no caso de uma sociedade por quotas).

A Companhia também deve apresentar uma série de requisitos relativos à publicação de demonstrações financeiras auditadas externamente, aspectos financeiros, governança corporativa, controles internos, compliance, recursos humanos, aos seus próprios poderes e à estrutura da empresa.

Vale a pena investir em IPO?

Quem está pensando em comprar ações em um IPO deve primeiro avaliar o tipo de investimento que pretende fazer. Seus objetivos estão voltados para o longo prazo, e um IPO é uma oportunidade de garantir as ações de uma empresa que vai mantê-las no longo prazo, ou é apenas no curto prazo, com uma venda em mente? Imediata?

Para quem vê um IPO como uma oportunidade de fazer parceria com um negócio e crescer com ele, há vários aspectos a considerar. Normalmente, você não tem um longo histórico de informações sobre a abertura de capital de uma empresa, precisamente porque é nova no mercado.

As regras da oferta pública estabelecem a necessidade de apresentação de informações dos últimos três anos, o que pode dificultar o conhecimento da resposta de uma empresa em diferentes períodos econômicos.

Compartilhe este conteúdo:

Adicione o texto do seu título aqui

Eliseu Barbalho é formado em Educação Física. Na Mister Money ocupa o cargo de Comunicação e Relacionamento, hoje também acumula funções como Copywriter no time de SEO & Conteúdo na Mister. Praticante de musculação e um grande apaixonado por jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de e-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade.