O tempo médio levado para o desbloqueio é de 30 dias, conforme as informações disponíveis nas páginas do INSS.
No entanto, o prazo pode se estender perante falhas no sistema ou da maciça – nome dado ao tempo levado de processamento da folha de pagamento dos beneficiários – em que várias funcionalidades ficam pausadas durante 5 dias.
Após isso o cliente poderá retirar o empréstimo para representante legal.
Quando o INSS atribui uma aposentadoria ou pensão, o benefício automaticamente é bloqueado por 90 dias.
Toda segurança é adotada para a prevenção contra fraudes envolvendo o empréstimo para representante legal, quando esta funcionalidade está ativada o desconto em folha (forma de pagamento do empréstimo) fica impossibilitado.
Quem deseja simular ou contratar um consignado , antes de tudo, deve desbloquear o benefício para empréstimo.
Somente assim é possível ter acesso a informações consignáveis necessárias para elaborar propostas.
O processo para desbloqueio é feito pelo Meu INSS. Observe o passo a passo:
Abra o aplicativo ou site;
Digite “Desbloqueio” na lacuna “Do que você precisa?”, na tela inicial;
Escolha a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”; e guie as orientações apresentadas na tela.
Passado o prazo de carência (90 dias, contados a partir da data de concessão do benefício), o titular ou representante legal tem acesso para bloquear e desbloquear o benefício a qualquer momento.
O passo a passo para o desbloqueio é o mesmo listado acima.
Atenção: o desbloqueio do benefício é válido apenas para os benefícios consignáveis, são esses, todos autorizados pelo INSS a ter a consignação em folha de pagamento. São benefícios vitalício, assim como pensionistas e aposentados.
Sim, porém, como os bancos possuem autonomia para decidir se liberam ou não empréstimo para representante legal, é recomendado verificar a disponibilidade na instituição financeira de seu querer.
De acordo com a legislação, os curadores também estão inclusos na categoria de empréstimo para representante legal.
Nessa perspectiva, a regra também se adequa a quem é curador. Ou seja, legalmente a contratação é permitida, porém, instituições financeiras podem escolher se disponibilizarão consignado para responsáveis e curadores.
A resposta é sim. Confira as regras atuais para Empréstimo para Representante Legal do INSS, alteradas em agosto de 2022, permitem que se iniciem empréstimos consignados em nome dos responsáveis legais, desde que esteja tudo certo em relação à documentação e com a responsabilidade do tutor em relação ao tutelado.
Isso desde que a instituição financeira beneficiária
selecionada para a operação conceda os empréstimos.
No entanto, de acordo com os regulamentos atuais da Previdência Social, fica inteiramente a critério da consignatária fornecer os fundos necessários ao responsável legal.
O empréstimo para representante legal têm um limite mínimo e máximo de idade. Entenda o que é essa restrição e porque ela existe nesse local. Saiba se pessoas físicas com representação legal podem obter essa linha de crédito.
Toinho Bezerra
Aposentado
"Estava pesquisando um empréstimo para APOSENTADOS, e encontrei um na Mister Money com as melhores taxas de juros do mercado, Foi tudo muito rápido e fácil, Parabéns a toda equipe"
Flavio Ferreira
Servidor Público
"Estava atrás de um crédito com pouca burocracia e encontrei a Mister Money nas redes sociais e fiz um empréstimo para SERVIDOR PUBLICO para dar uma grande entrada na compra de minha casa, e dessa forma realizei o meu sonho da casa própria."
Lorenzo Melo
Autônomo
"Nenhum banco queria me emprestar por que não tenho renda, fui na Mister Money e eles me mostraram uma solução de empréstimo para clientes que não precisam comprovar e fiz um empréstimo usando a minha CONTA DE LUZ."
Informações legais
A marca e domínio www.mistermoneycred.com.br pertencem à MISTER MONEY LTDA - CNPJ: 01.150.875/0001-32. A Mr. Money não é uma instituição financeira, funcionamos como buscador de crédito online, que facilita o acesso das pessoas aos produtos e serviços financeiros ofertados por financeiras credenciadas, prestando serviços de intermediação e atendimento aos clientes e usuários de instituições financeiras que estão ligadas conosco através dessa plataforma. Atuamos como correspondente bancário de instituições financeiras nos termos da resolução 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 do Banco Central do Brasil. Toda avaliação será realizada conforme a política de crédito de cada instituição ou produto desejado. Antes da contratação de qualquer serviço através da Mr. Money, você receberá todas as condições e informações relativas ao empréstimo de forma completa e transparente, incluindo impostos incidentes (IOF) e o custo efetivo total (CET) da operação. O atraso ou não pagamento de prestações do contrato de empréstimo pessoal pode ter consequências legais, tais como a inclusão de nome nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito, o protesto de títulos e o ajuizamento de ações de cobrança.
© Mister Money - Todos os direitos reservados.