Pesquisar

Tesouro Selic: tudo que você precisa saber!

eliseu barbalho
Tesouro Selic: tudo que você precisa saber!
O que você vai ler neste artigo:

Entre os investimentos de renda fixa, um dos mais conhecidos é a tesouro selic. É vendido por meio do Tesouro Direto, programa do tesouro nacional que permite que pessoas físicas e jurídicas comprem títulos do governo emitidos pelo governo como forma de investimento.

Elaboramos um guia completo para que você entenda tudo sobre o Tesouro Selic: o que é, como funciona e como investir n Entre os investimentos em renda fixa, um dos mais conhecidos é o Tesouro Selic.

É vendido por meio do Tesouro Direto, programa do tesouro nacional que permite que pessoas físicas e jurídicas comprem títulos do governo emitidos pelo governo como forma de investimento.]

O que é o tesouro Selic?

É um título emitido pelo governo. Isso significa que, quando você investe nele, está pedindo dinheiro emprestado ao governo. Tem o mesmo nome de Taxa de Juros, pois sua rentabilidade está atrelada à própria Selic, taxa básica da economia brasileira.

O maior benefício desse tipo de investimento é a segurança e a lucratividade relativa. Nesse caso, o primeiro supera o segundo: afinal, praticamente não há risco de perda com o Tesouro do Selic, independentemente do momento da aplicação e da data de amortização.

O tesouro selic é indicada para aplicações financeiras ou para quem sempre deseja uma amortização emergencial, pois, ao contrário de outros títulos públicos, é a menos arriscada no caso de liquidação / venda antecipada.

Em outras palavras, se o título tiver que ser vendido e o dinheiro investido for reembolsado, o investidor perde menos do que outros títulos do governo.

Também pode ser útil para investidores com objetivos de investimento mais longos, uma vez que o valor pode ser reembolsado na data de vencimento, que geralmente ocorre cinco anos após o investimento.

Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, o Tesouro Selic possui prazo de validade; possui um valor mínimo de aplicação que pode variar de um dia para o outro; e tem um preço unitário.

Também é importante observar que você está sujeito a imposto de renda, taxa de garantia e IOF se o resgate for em menos de 30 dias.

Como funciona o sistema da Tesouro selic?

A Tesouro selic funciona de forma simples: você toma dinheiro emprestado para recuperá-lo com juros. Por ser emitido pela instituição mais segura do país, o governo federal, seu retorno será sempre próximo a 100% do CDI.

Basta o seu CPF e conta em instituição financeira, seja banco ou corretora, para aplicar em Tesouro Selic ou qualquer outro título do Tesouro Direto.

Essas instituições atuam como “custodiantes” e são responsáveis ​​por registrar os investidores em tesouraria na BMandF Bovespa e administrar as transferências de títulos e valores mobiliários.

A partir de então, todos os títulos adquiridos pelo investidor permanecem em seu depósito na BMandF Bovespa em seu nome até o momento do pagamento.

Na Tesouro Selic ou outros títulos podem ser comprados e vendidos por meio de três canais:

Pelo site do Tesouro Direto; no site da sua instituição financeira; e a própria instituição, embora nem todas ofereçam essa possibilidade.

Com quanto contribui a Tesouro Selic?
Os títulos do Tesouro Direto são aplicações em títulos de renda fixa e podem ter dois tipos de retorno: fixo e variável.

Em prefixo, você investe neste título sabendo que ele lhe trará uma determinada quantia no tempo. No Postfix, este valor é definido quando você opta por resgatar.

Como a Selic, está atrelada a uma taxa de juros que pode ou não variar a cada 5 dias, sua taxa de juros é fixa. Ou seja, essa remuneração consiste em uma remuneração fixa anual acrescida do valor da taxa Selic do período.

A variação da Selic entre o tempo de aplicação e o vencimento do título é paga em adição à remuneração fixa.

Qual é o valor mínimo para investir no Tesouro Selic?
O investimento mínimo varia diariamente. No caso da Selic, esse valor gira em torno de 100 reais; No entanto, é sempre importante fazer uma pesquisa para saber qual será a sua data de resgate e qual será o valor mínimo a seguir.

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Compartilhe este conteúdo:

Adicione o texto do seu título aqui

Eliseu Barbalho é formado em Educação Física. Na Mister Money ocupa o cargo de Comunicação e Relacionamento, hoje também acumula funções como Copywriter no time de SEO & Conteúdo na Mister. Praticante de musculação e um grande apaixonado por jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de e-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade.