O B2B2C é um conceito de vendas pela Internet que abrange toda a cadeia comercial, desde a indústria até o consumidor final. O sistema permite que a indústria venda produtos ao consumidor final sem prejudicar as redes de lojas, e o varejo não será prejudicado por essas vendas diretas. Porque, na verdade, isso não será mais uma venda direta, mas uma venda envolvendo o varejo. O processo é o seguinte: a indústria vende para varejistas em transações B2B, e os varejistas transferem da mesma plataforma de e-commerce para o consumidor final em um relacionamento B2C.
Tradução: B2B2C é o e-commerce que atrai novos mercados e clientes por meio de alianças com empresas que oferecem produtos e serviços direcionados ao consumidor final. As duas empresas unem forças para promover soluções mutuamente benéficas com produtos e serviços.
Com certeza você já ouviu falar de empresas B2B e B2C, nomes amplamente conhecidos atualmente. Mas como o mundo não para de girar e o mercado não para de evoluir, uma nova tendência está surgindo: a do B2B2C. Com uma abordagem mista e resultados diferenciados, cada vez mais empresas estão adotando essa estratégia na hora de fazer negócios e ampliar seus horizontes. Além de que, o B2B2C também trouxe profundas mudanças na cadeia de suprimentos e na forma como é abordado, alterando toda a logística dos empreendimentos que o utilizam. Quer entender este conceito, avaliar seus benefícios e decidir se pode colocá-lo em prática? Veja abaixo:
O que é B2B2C?
B2B2C é um conceito relativamente novo no que diz respeito à forma como os negócios são conduzidos. É a abreviatura de Business to Business to Customer e significa que a operação de venda é realizada primeiro para uma empresa e depois para um cliente final. Sob outro ponto de vista, as empresas B2B2C também podem ser consideradas aquelas que vendem no atacado e no varejo. Mas o conceito mais amplo está relacionado à criação dessa nova cadeia logística totalmente interligada. Com isso, uma empresa não precisa deixar de ser B2B ou B2C e, ainda assim, pode adotar uma estratégia B2B2C para casos específicos.
E como funciona o processo?
Para realmente entender como acontece o processo de vendas B2B2C, imagine uma grande marca que possui um sistema de revenda. Em algum momento, um cliente acessa o site do varejista e escolhe o produto que deseja comprar. Quando você faz a transação, o que realmente acontece é que o revendedor faz a venda diretamente, mas o revendedor também recebe uma parte do valor da compra. Isso cria um caso B2B2C.
Muito utilizada no e-commerce, a estratégia representa uma opção para o tipo de empresa B2B atingir o consumidor de forma indireta. Como o negócio B2C faz parte do processo, também se beneficia com a transação, gerando resultados positivos para ambas as partes. Esse tipo de modelo de negócio também é conhecido por sua característica ganha-ganha-ganha, ou seja, não só as duas empresas, mas também o consumidor se beneficia de alguma forma com o processo de vendas.
Que tal alguns exemplos?
Como a B2B2C cria sua própria cadeia logística, para agregar valor ao cliente final, nem sempre é necessário que se trate de um modelo caracterizado apenas pela revenda intermediária de produtos. Na verdade, o conceito pode ser considerado, por exemplo, quando uma empresa fornece uma plataforma para outra produzir, gerando lucro ao oferecer o produto final ao cliente.
Da mesma forma, uma associação comercial para aumentar o conhecimento da marca também pode ser considerada um modelo B2B2C. Isso geralmente ocorre quando o crescimento da primeira empresa depende necessariamente do crescimento da segunda, criando uma cadeia de valor positiva. Em 2012, a Cielo e o Facebook lançaram um projeto-piloto B2B2C, com o objetivo de integrar o universo das compras ao universo virtual. Essas gigantes firmaram uma parceria, integrando o Facebook às distribuidoras de cartões, para que os clientes possam se cadastrar e, com isso, aproveitar algumas promoções relacionadas à troca. Com isso, tanto o Facebook quanto a Cielo ganhariam visibilidade e o cliente se beneficiaria com os benefícios oferecidos.
Outro exemplo de atuação do B2B2C foi adotado pela Alelo, empresa de cartões de benefícios, em 2015. Naquela época, a empresa desenvolveu um aplicativo para relógios inteligentes, a fim de obter mais informações sobre dados e hábitos dos clientes. , melhorando toda a iniciativa. Na verdade, muitos aplicativos e softwares baseados em nuvem também possuem desempenho B2B2C, fornecendo recursos de TI para que as empresas possam oferecer soluções diferenciadas e mais adequadas às necessidades de seus clientes.
Dentro do universo do e-commerce, um dos exemplos de maior sucesso de B2B2C são os marketplaces, nos quais uma empresa, teoricamente, B2B agrega diversos e-commerce para garantir um maior fluxo de clientes e mais oferta e competitividade. E com tudo integrado em uma plataforma, os clientes também se beneficiam.
Qual é o impacto no mercado?
Mais do que as diferenças entre consumidores entre uma empresa B2B e uma empresa B2C, o mercado é amplamente transformado pelo B2B2C por mudanças na cadeia de suprimentos. Isso significa, por exemplo, que a empresa que adota esse tipo de estratégia passa a ter o foco não apenas em oferecer um bom produto ou serviço, mas também se preocupar com o sucesso do negócio que atende. O sucesso dessas empresas tornou-se co-dependente. Daí a mudança de visão da cadeia de suprimentos.
Além disso, ao adotar o B2B2C, a empresa também passa a se preocupar, embora em menor grau, com a experiência do usuário final e como isso afetará seus negócios. Com isso, o consumidor ganha mais poder de decisão e a cadeia de suprimentos fica ainda mais complexa. Todo esse cenário leva até a necessidade de mudança na gestão das equipes para que se adaptem à nova realidade.
Quais são as vantagens do B2B2C?
Cada vez mais utilizado, o modelo B2B2C traz algumas vantagens importantes para as empresas que estão começando a adotá-lo.
O primeiro se refere ao aumento do conhecimento da marca, ou seja, a exposição da marca. Este impulso também se manifesta junto ao consumidor final, permitindo à empresa atingir novos mercados potenciais. Outro benefício é a escalabilidade, pois esse modelo de negócio facilita maiores resultados sem necessariamente aumentar os custos.
A diferenciação de mercado e a vantagem competitiva também surgem como vantagens da adoção desse tipo de estratégia. Melhorias no posicionamento, segmentação e rentabilidaoipo de abordagem. De lojas, e o varejo não será prejudicado por essas vendas diretas. Porque, na ver B2B2C é um conceito relativamente novo, mas extremamente promissor. Com o objetivo de criar uma cadeia de suprimentos muito mais complexa e integrada, essa estratégia de negócios promete dominar o mercado e transformar a forma como os negócios são administrados hoje.