Introdução
Recentemente, um fenômeno significativo ocorreu na deep web: a decisão de várias plataformas e mercados de abandonar o Bitcoin como principal meio de pagamento. Este movimento pode parecer surpreendente, dada a popularidade e o papel importante do Bitcoin em transações na deep web, especialmente para atividades ilícitas e anonimato financeiro. Neste texto, exploraremos os motivos por trás dessa mudança, as implicações para a deep web e o impacto potencial no mercado de criptomoedas.
Houve uma pesquisa que realizada pela empresa Future revelou que, o Bitcoin está perdendo espaço como “moeda de escolha para os crimes cibernéticos”. De acordo com a pesquisa, que analisou mais de 150 dos maiores mercados e fóruns da deep web, o aumento da popularidade da moeda a tornou inadequada para negócios duvidosos.
Sendo assim, em alguns casos, aproximadamente 30% do dinheiro ganhado pelos cibercriminosos acabou cobrindo os custos de transação. E, além de que, o tempo de processamento de cada transação também aumentou muito, o que fez, por exemplo, a operação de “ransomware”, segundo a CNET.
The Next Crime Coin
Bitcoin ainda é a escolha principal de cibercriminosos na Deep web, aponta estudo
De acordo com a Recorded Future, o Bitcoin ainda é a principal criptomoeda usada pelos cibercriminosos.
No entanto, espera-se que isso mude nos próximos seis a doze meses. Não há um sucessor claro do Bitcoin ainda, mas a empresa acredita que o espaço deve ser preenchido por Dash ou Litecoin (moedas menos populares que funcionam de forma semelhante ao Bitcoin).
Mesmo entre os cibercriminosos, não há consenso sobre a melhor moeda para suas transações. Uma pesquisa realizada em um dos fóruns analisados pela empresa revelou seis opções de voto e teve uma vantagem muito pequena sobre os maiores. A moeda Monero ficou em primeiro lugar com 21,82% dos votos, seguida por Dash (20,61%) e Ether (19,39%).
De acordo com um dos membros mais ativos e respeitados de um site russo, os cibercriminosos americanos estão gradualmente mudando para o Dash, enquanto os europeus estão mudando para o Monero. Outro membro ativo disse que “a regra é que qualquer moeda usada por traficantes de pessoas se torne uma moeda popular e eles já estejam mudando para o Dash”.
Considerações Finais
O abandono do Bitcoin por várias plataformas na deep web sinaliza uma mudança significativa no modo como os mercados subterrâneos gerenciam suas transações financeiras. Questões de privacidade, volatilidade, e custos de transação foram fatores determinantes para a busca de alternativas mais adequadas, como criptomoedas focadas em anonimato e eficiência.
À medida que o cenário das criptomoedas continua a evoluir, é importante observar como essas mudanças impactam tanto o ecossistema da deep web quanto o mercado global de criptomoedas. O movimento em direção a soluções mais privadas pode moldar o futuro do comércio digital e influenciar a maneira como as criptomoedas são utilizadas e percebidas em diversos contextos.