Introdução
Adquirir um caminhão pode ser um investimento significativo, especialmente para quem trabalha no setor de transporte e logística. O consórcio de caminhões é uma alternativa interessante para quem deseja comprar um veículo de forma planejada e sem recorrer a financiamentos tradicionais com altos juros. Neste texto, vamos explicar como funciona o consórcio de caminhões, suas vantagens, desvantagens e como você pode participar e se beneficiar dessa modalidade.
Para quem deseja obter um bem, mas ainda não consegue se livrar dos altos juros do financiamento, o consórcio é uma boa escolha. No caso do consórcio de caminhões, isso não é diferente.
Sendo assim, preparamos este guia para responder a todas as suas perguntas, para te ajudar a tomar a melhor decisão. A vantagem do consórcio de caminhões sobre o financiamento é tão grande que pode economizar até 70% do custo.
Qual o funcionamento do consórcio de caminhões?
Porém, para aproveitá-lo ao máximo, você precisa conhecê-lo muito bem. O consórcio de caminhões é muito diferente do financiamento. Não há taxa de juros, as únicas taxas cobradas são: administrativas – para a administradora – seguro – garantindo seu investimento – fundo de reserva – que o mantém mesmo que outras pessoas saiam do consórcio. Como não cobra juros, o custo efetivo não ultrapassará o valor do bem, o que é o oposto do que ocorre nos financiamentos, que podem chegar a três vezes o valor do veículo.
O funcionamento do consórcio de caminhões é o seguinte: Os interessados adquirem cotas, determinam a quantidade e o valor das parcelas estipuladas no contrato.
A partir daí, ele competirá para obter uma carta de crédito de duas maneiras:
Sorteios mensais – ou outra frequência especificada no contrato – até o fim do consórcio;
Fazendo lance para adiantar sua carta de crédito. Um consorciado pode depositar 10% do valor do caminhão e, caso não haja outros lances maiores naquele mês, ele receberá a carta de crédito. Certos tipos de consórcio de caminhões permitem que você use 30% do valor total do bem como um lance.
É possível escolher qualquer caminhão?
Quem participa do consórcio de caminhões pode escolher qualquer modelo do mercado nacional sem restrições. O que normalmente levanta muitas dúvidas é que são utilizados o valor de determinados veículos como referência, mas isso não significa que você só pode comprar esses veículos.
Com sua carta de crédito, a escolha do caminhão e de todos os seus acessórios é inteiramente é feita pelo membro do consórcio, podendo ainda usufruir de feirões para lhe conseguir um preço mais favorável.
Quais documentos preciso para consorciar um caminhão?
Contratar um consórcio é muito mais simples do que a maioria das pessoas imagina. Normalmente, os únicos documentos exigidos são a Carteira de Identidade (RG), CPF, e assinatura assinatura da proposta de adesão – não é necessário ter CNH.
Como acontece com qualquer outro contrato comercial, após a aprovação da adesão, os gestores do consórcio podem solicitar alguns documentos que comprovem a idoneidade jurídica e financeira dos consorciados.
Tenha certeza de que o consórcio é autorizado
Além de estudar todas as ofertas, prazos e vantagens de cada consórcio, é também muito importante garantir que o contrato que se pretende assinar está autorizado pelo Banco Central. Com isso, você evita a perda de dinheiro, pois alguém que é certificado no BC garante que seu montante mesmo que a porta esteja fechada.
Considerações finais
O consórcio de caminhões é uma alternativa viável e organizada para realizar o sonho de adquirir um caminhão. Com planejamento, disciplina e paciência, é possível aproveitar as vantagens dessa modalidade de compra e conquistar seu caminhão de forma sustentável. Ao seguir as dicas e cuidados mencionados, você estará no caminho certo para investir em um veículo que poderá impulsionar seu negócio ou carreira no setor de transporte.