O Crescimento da Creditas no Setor Financeiro
Desde sua fundação, a Creditas tem revolucionado o setor financeiro com soluções que priorizam a simplicidade e a eficiência. Inicialmente focada em empréstimos com garantia, a fintech expandiu rapidamente suas operações para incluir crédito pessoal e imobiliário, sempre mantendo um compromisso com taxas competitivas e atendimento de qualidade.
A Entrada Estratégica no Mercado Automotivo
Com a entrada no mercado automotivo, a Creditas visa atender à crescente demanda por financiamento de veículos de forma acessível e descomplicada. Este movimento não só complementa o atual portfólio da empresa, mas também fortalece sua posição como líder no setor de fintechs no Brasil.
A plataforma de crédito Creditas, uma das mais populares do Brasil, acaba de dar o primeiro passo em um mercado promissor como o do crédito: compra e venda de automóveis.
Na semana passada, a empresa anunciou a criação de um novo produto, o “Creditas Auto”, que tem como foco a concessão de crédito para financiamento de veículos e também uma plataforma online integrada de compra e venda de automóveis.
A proposta pode ser considerada disruptiva, principalmente em um mercado que ainda exige certa segurança e confiabilidade para o comprador.
A ideia é reunir, em uma única plataforma, lojistas físicos e digitais e, assim, permitir que os consumidores obtenham empréstimos e também escolham seu próximo veículo, tudo em um único ambiente.
Por outro lado, o motorista também pode anunciar a venda do seu carro que é 100% financiado. A novidade complementa o ecossistema de veículos fintech, que já conta com opções de financiamento e empréstimos garantidos.
Salário, casa e carro
Não perca essa! Fábio Zveibil, VP de Desenvolvimento de Negócios da Creditas, revela a estratégia secreta por trás do lançamento que está mexendo com o mercado. Descubra como a empresa está trabalhando em três pilares estratégicos para o cliente: salário, casa e carro, e saiba como isso pode mudar tudo! Tudo isso graças a uma rodada de financiamento bombástica da Série D do ano passado.
Segundo a empresa, segurança é a premissa fundamental da nova ferramenta. Todos os carros vendidos passam por verificações e testes de qualidade.
Os clientes também têm garantia de um ano e até sete dias ou 300 km como teste de estrada.
Segundo Zveibil, a principal intenção da Creditas Auto é promover a fidelização dos seus clientes.
“O objetivo aqui não é realizar uma transação, mas estar sempre perto do cliente”, afirma Zveibil. “Investimos muito para atrair novos clientes, mas fica muito mais barato reter os clientes que já temos para acompanhá-los na jornada.”
Segundo o executivo, hoje mais de 50% das solicitações de crédito vêm de clientes já mapeados pela fintech, sejam recorrentes ou que já tenham simulado o uso da plataforma.
Alarme aceso para crianças
Em 2020, a pandemia interrompeu a produção de veículos novos em mais de 31%, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Com isso, as vendas de carros usados dispararam e, em 2021, os números de vendas já superam os volumes registrados nos primeiros meses do ano passado.
A verdade é que, com um mercado cada vez mais competitivo como o de venda de carros usados, o novo produto da fintech pode servir de luz amarela para outras pequenas empresas do setor.
O investimento para o novo instrumento Creditas foi de aproximadamente R$ 50 milhões, que inclui a compra do estoque inicial de carros, o aluguel de equipamentos e a estruturação de uma oficina mecânica em Barueri, São Paulo.
O bom fluxo de caixa se deve ao fato da startup ter se tornado, nos últimos meses, um unicórnio (nome dado às startups com valor de mercado superior a um bilhão de dólares).
Apesar do aumento do número de empresas com o mesmo título, tal valor investido confere à Creditas uma certa vantagem sobre outras empresas menores e mais tradicionais do setor automotivo.
Numa comparação direta, a Creditas Auto concorre com a WebMotors, iCarros e InstaCarro, todas plataformas de compra e venda de carros usados, sendo a WebMotors a atual líder no segmento.
Diferencial
Diferentemente de todos os citados acima, a Creditas oferece um serviço adicional, que vai além da avaliação da situação atual do veículo. Os fornecedores também têm acesso a reparos mecânicos em um espaço dedicado de manutenção, reparo, carroceria e pintura de mais de 30.000 metros quadrados.
Os carros também serão exibidos neste espaço, em uma espécie de showroom. Por outro lado, o Creditas Auto também possui uma versão “Pro”, destinada aos concessionários que oferecem ou pretendem oferecer crédito automóvel Creditas aos seus clientes. O objetivo também é criar uma plataforma de vendas online para cada um desses revendedores e distribuidores.
Proposta semelhante à startup AutoForce, no Rio Grande do Norte. A solução da AutoForce é voltada para redes de concessionárias, com uma ferramenta de marketing para vender carros novos e usados via software.
A startup nordestina planeja lançar, nos próximos meses, uma ferramenta de e-commerce capaz de incorporar todo o processo, desde a escolha do veículo até a assinatura do contrato, 100% online. A empresa entra na lista de empresas que, a partir de agora, vão concorrer diretamente com a Creditas.
Creditas Seguindo tendências
A indústria automotiva está em constante mudança. Com uma realidade que agora inclui os carros elétricos, a mudança no conceito de mobilidade urbana e a substituição de seus veículos por carros de design e aluguel, a Creditas deixa no radar possíveis tendências futuras.
A intenção é aproveitar o momento e sempre acompanhar os principais movimentos do mercado, segundo Zveibil.
“Nossa intenção é sempre iniciar projetos-piloto. Queremos oferecer o que o cliente deseja e estamos dispostos a ouvir. Agora está no mercado de trading, mas amanhã pode ser outra coisa ”.