O Open Banking é seguro?
A segurança desse mecanismo é garantida pelo Banco Central (Bacen ou BC), que é responsável pela fiscalização de todo o sistema. O regulador estabeleceu regras estritas que as instituições bancárias participantes devem seguir e todas estão sujeitas a supervisão. Se eles não seguirem nenhum padrão, eles podem até ser punidos. Algumas das condições são: monitorar e controlar o compartilhamento de dados e serviços; Siga as regras de responsabilidade da organização e seus líderes e implemente as políticas de segurança cibernética.
Meus dados são públicos?
Ao participar do sistema, seus dados não serão divulgados publicamente, apenas as instituições financeiras participantes do open banking e autorizadas pelo BC terão acesso aos mesmos. Além de que, no (OB), os clientes têm controle sobre a transferência de suas informações cadastrais e de transações para onde quiserem, graças às APIs (Application Programming Interfaces), tecnologia que permite a comunicação entre softwares na Internet.
A participação em open banking é automática?
O acesso aos dados de outras instituições financeiras deve ser autorizado pelo cliente, que concorda ou não com o open banking. Ele pode revogar a autorização a qualquer momento. O período de acesso aos dados também é determinado pelo cliente. Todo o processo deve ser claro, transparente e não surpreender o consumidor.
Quais são as vantagens de participar?
O consumidor pode usufruir de maior liberdade e autonomia, com menos burocracia ao solicitar um serviço de uma instituição financeira. Além de que, o sistema cria um ambiente mais competitivo, garantindo custos e taxas de juros menores para os participantes.