Introdução
No mundo das transações financeiras internacionais, dois códigos são fundamentais para garantir a precisão e a segurança das operações: o IBAN (International Bank Account Number) e o SWIFT/BIC (Bank Identifier Code). Embora ambos sejam essenciais para transferências de dinheiro entre países, eles servem a propósitos distintos e possuem características próprias. Neste texto, vamos explorar as diferenças entre IBAN e SWIFT, como eles funcionam e por que são importantes.
A partir deles é possível processar as transferências internacionais de dinheiro do país de uma forma confortável e segura. Então, se você é um usuário de serviços financeiros para transferências internacionais, é importante entender esses conceitos em detalhes.
Contas de destino para transferências internacionais, bem como o número de contas bancárias no Brasil.
O Código foi originalmente desenvolvido apenas para países da União Européia, mas com o tempo seu uso foi se expandindo e atualmente há 69 países adotando o conceito de transferência de capital.
O código IBAN pode conter até 3 caracteres. Porém, no Brasil, seu formato foi estabelecido em 29 caracteres de acordo com a Circular nº 3.625 do Banco Central do Brasil.
Exemplo de composição do código IBAN: BR.11.99999999.00055.0000007007.C1 (os pontos usados no exemplo são apenas para fins educacionais e para um melhor entendimento):
BR: Código do país
dígitos de controle 11: 2
99999999: 8 caracteres numéricos conforme identificação da instituição financeira – ISPB, conforme lista de participantes do STR publicada no site do Bacen
00055: 5 caracteres numéricos conforme identificação da agência bancária (sem dígito verificador)
0000007007: 10 caracteres numéricos conforme o número da conta do cliente (com dígito verificador)
C: caractere alfanumérico correspondente ao tipo de conta, conforme mensagem SFN e diretório do catálogo de arquivos tipo
1: caractere alfanumérico correspondente à identificação do titular da conta, conforme à ordem na lista de titulares.
O seguinte se aplica à identificação do titular da conta: “1” para o primeiro ou único titular, “2” para o segundo titular, “A” para o décimo titular, e assim por diante. usando os caracteres alfabéticos de “A” a “Z” (incluindo “K”, “Y” e “W”) para inquilinos e mais velhos. Assim, “C9” e “CA” referem-se ao nono e décimo titulares, respectivamente.
SWIFT: Definição e características
Outro código utilizado em transações internacionais, o SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications), é um sistema que conecta diferentes instituições financeiras ao redor do mundo. A principal função desta função é criptografar as informações e garantir sua segurança.
Isso significa que cada instituição financeira possui um código SWIFT exclusivo. Isso é importante para evitar fraudes e, então, prejudicar o capital do cliente. Assim, através da utilização do código SWIFT, as redes podem garantir a integridade e confidencialidade de cada operação realizada.
O formato do código pode ser de 8 a 11. Sua estrutura está dividida em quatro partes, a saber:
Primeiro código: o código do banco;
Segundo código: código do país;
Terceiro código: código da região;
E finalmente o último código: o código da agência.
Por exemplo, se usarmos o código COTC.BR.SP.001, teremos:
COTC é uma sigla fictícia para citação;
BR é o código do país de origem do banco;
SP é a região que o banco representa;
001 é o número da agência que, se não estiver disponível, pode ser omitido do código SWIFT.
Observe que os pontos foram adicionados na amostra de código para ajudá-lo a entender a composição.
Principais diferenças entre IBAN e SWIFT
Embora ambos representem códigos de transação internacionais, IBAN e SWIFT têm funções diferentes na prática.
O primeiro representa informações de contas e instituições financeiras, enquanto o segundo permite que as instituições se conectem a uma grande rede global de forma totalmente segura. Por exemplo,
O remessa Express da cotação usa esses dois acrônimos diariamente para transferências internacionais.
Aqui em nosso site você pode simular o valor da transação em tempo real e processar sua remessa totalmente online. Se preferir, entre em contato pelo chat do site. a cotação oferece o melhor serviço e dá a você a segurança de enviar transferências para o exterior, comprar moeda estrangeira ou recarregar sua passagem!