O PIX, um método de pagamento e transferência desenvolvido pelo Banco Central do Brasil para facilitar as transações financeiras, é atualmente o segundo método de pagamento preferido dos brasileiros. No entanto, apesar de sua popularidade, permanecem dúvidas sobre como agir em alguns casos. mas como agir com PIX por engano?
Errei no PIX, e agora? Saiba o que fazer.
Segundo o banco central, as transações só podem ser canceladas do PIX por engano até que o pagamento seja confirmado. Após a confirmação, a transação não poderá ser cancelada, pois a liquidação dessa forma de pagamento é realizada em tempo real.
No entanto, o remetente do PIX poderá negociar com o destinatário a devolução do valor pago. Caso seja possível identificar quem recebeu o valor pela chave PIX, é recomendável entrar em contato conosco.
Eu tenho o PIX errado.
Oque devo fazer?
De acordo com a Febraban, quem recebe o PIX por engano deve entrar em contato com o destinatário para que o valor seja reembolsado.
O que devo observar para evitar enviar errado?
O banco central solicita que o aplicativo da instituição exiba as informações do beneficiário na tela de confirmação da transação quando uma chave, dados da conta ou código QR for usado (lendo ou usando a opção “copiar e colar PIX”).
É necessário verificar se os dados correspondem aos da pessoa ou empresa para a qual você está transferindo meios ou pagamentos. Se os dados não corresponderem, certifique-se de obter as informações corretas do destinatário para poder confirmar os dados, executar a ação com sucesso e evitar fraudes ou pagamentos à pessoa errada.