O PIX, meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central do Brasil para facilitar as transações financeiras, é atualmente o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros.
Fiz um PIX errado, O que devo fazer?
Segundo o Banco Central, uma transação só pode ser cancelada antes da confirmação do pagamento. Uma vez confirmada, como a liquidação do PIX acontece em tempo real, a transação não poderá ser cancelada.
No entanto, quem enviou o PIX pode negociar com o destinatário a devolução do valor pago. Se você puder determinar quem recebeu o valor através do bloqueio Pix, especificado como contato.
Mas se o bloqueio aleatório for usado, a identificação pode ser um pouco mais difícil. Mesmo essa importante alternativa também foi feita especificamente para garantir mais segurança para os usuários. Então, o valor designado está procurando o banco onde a atividade foi feita, para que o contato tenha recebido o valor.
Se mesmo quando o contato, o desempenho não foi feito, a liberação está procurando por valor.
Recebi um PIX errado. Como devo agir?
Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancários), quem recebeu um PIX por engano deve entrar em contato com o destinatário para devolver o valor. Observe que a não devolução do PIX por engano pode resultar em ação legal e possíveis penalidades.
Ferramentas Antifraude
Em novembro passado, o Banco Central introduziu duas novas ferramentas para prevenir fraudes e ajudar potenciais vítimas. Eles são:
Cuidado
Medições de medição permitem que a organização mantenha a conta de usuário de destino (individual) pode bloquear meios de backup até 72 horas em caso de fraude de suspeita. As opções permitirão que a organização realize uma análise de fraude mais forte, aumentando assim a resiliência de meios, pagando vítimas de certos crimes.
Sempre que o bloco de prevenção estiver ativado, a organização deve se comunicar imediatamente ao usuário do destinatário.
Mecanismo especial de reembolso
Mecanismo especial de reembolso (MED) na escola em caso de fraude de suspeita, seja determinado por organizações relacionadas ou quando os usuários realizavam um pix, então percebeu que ele era uma vítima duas vezes.
Neste tipo de situação, uma newsletter de eventos deve ser registrada e avisou imediatamente a instituição financeira de canais oficiais de atendimento ao cliente: sacos, intermediários ou discussões de aplicativos. No ambiente PIX dos aplicativos bancários, há um link para o canal a ser usado para fazer uma reclamação.
O banco da vítima, por sua vez, utilizará a infraestrutura do PIX para notificar a instituição receptora da transferência, bloqueando as capitais. Uma vez retido, o pagador e a organização de fraude/fraude em potencial têm até sete dias para realizar uma análise mais aprofundada do caso para garantir que realmente se trata de uma fraude.
Se comprovada a fraude, a instituição receptora da transação devolverá os fundos ao pagador, que deverá creditar na conta da vítima.
Sempre que um meio é bloqueado ou devolvido, o utilizador destinatário é notificado e caso não se trate de fraude pode contactar a organização para esclarecer o assunto.