Como Usar o FGTS no Financiamento Imobiliário
A verba rescisória pode ser uma grande aliada para quem busca comprar a casa própria. Refere-se a 8% do salário do empregado, os benefícios são pagos mensalmente pelo empregador à conta vinculada ao fundo. O FGTS é um direito garantido por lei a todas as pessoas que trabalham com carteira assinada. No entanto, algumas regras devem ser seguidas para liberar créditos para a compra de bens.
Os pré-requisitos são os seguintes: ter pelo menos 3 anos de trabalho oficial; . sem outros financiamentos ativos no sistema de financiamento habitacional (SFH); moram ou trabalham na cidade onde pretende adquirir o imóvel; não possui residência na cidade onde deseja adquirir o imóvel.
Há também um valor máximo que você pode aproveitar. Se o imóvel estiver localizado nos estados do RJ, MG, DF e SP, não poderá ultrapassar R$ 750.000 reais. Para outros estados do país, o limite máximo é de R$ 650 mil. Também é importante observar que o FGTS não pode ser utilizado para ampliar ou reformar imóveis, adquirir materiais de construção ou adquirir imóveis para terceiros.
O saldo disponível do Advantage pode ser utilizado para quitar parte das concessões imobiliárias. Nesse caso, o valor máximo a ser pago é de 80% dos próximos 12 empréstimos. O FGTS também pode ser usado para pagar a amortização de hipotecas.
Para trocar FGTS, contate a Agência Federal da Caixa Econômica. Veja quais documentos devem ser apresentados: documentos oficiais de identificação; extrato de conta vinculada ao FGTS; cartões de trabalho; Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).
Se o litigante for casado ou em união estável, também deverá ser apresentada a DIRPF do cônjuge. Aproveitar o FGTS na compra de um imóvel pode ser uma ótima forma de alavancar dinheiro. Na conta, geram muito pouco – atualmente, menos que a poupança. A casa ou apartamento tende a aumentar de valor.