Pesquisar
eliseu barbalho
O que você vai ler neste artigo:

Mercado negro mais conhecidos da internet era o Silk Road, operado pelo conhecido Dread Pirate Roberts. A história do mercado Dark Web é sem dúvida uma das mais interessantes de todo o ciberespaço, além de estar, é claro, diretamente ligada à história do Bitcoin. Em um recente documentário da CBS, muitos detalhes foram revelados sobre a investigação que levou à prisão do criador da plataforma.

Em 2011, o FBI soube da Silk Road, um mercado negro diferente de todas as outras autoridades já encontradas. Primeiro, o Silk Road se tornou muito popular nas notícias e na imprensa por operar na (então desconhecida) dark web. Acredita-se que tudo, desde drogas a armas e pistoleiros, foi vendido no mercado negro.

O criador do Silk Road é identificado após investigação.

O site era administrado por um indivíduo conhecido apenas como Dread Pirate Roberts, cujo nome foi baseado no filme “The Princess Bride” – após uma longa investigação, foi descoberto que Dread Pirate Roberts era na verdade Ross, um computador de 29 anos engenheiro. Ulbricht.

De acordo com o documentário da CBS, a investigação levou agentes do FBI a caçar Islândia, Nova York e São Francisco para tentar descobrir quem era a misteriosa figura que comandava a Rota da Seda digital.

“Eles traficaram tudo o que pode ser obtido no mercado negro. Veneno, coisas assim… A Rota da Seda trouxe o tráfico de drogas para o século 21. O acesso foi tão fácil que acabou nas mãos de pessoas que antes não teriam pensado em atuar neste tipo de mercado. ”Disse Vincent D’Agostino, um agente da divisão de segurança cibernética do FBI.

Silk Road: um mercado negro alimentado por Bitcoin

Como qualquer outro mercado, o Silk Road dependia de uma moeda de transação comum para vendas e compras. A moeda escolhida foi o Bitcoin, ainda uma novidade na época e de pouco valor, mas muitos acreditam no seu potencial para ser uma moeda anônima e por isso era perfeita para este tipo de mercado.
Após um longo estudo do código do site que permitiu ao FBI descobrir o servidor conectado ao Silk Road na Islândia, os agentes obtiveram um espelho do sistema que lhes permitiu monitorar de perto todas as atividades e transações do usuário no site.
Eles descobriram que em apenas dois anos e meio, cerca de 1,2 milhão de transações foram processadas no Silk Road com Bitcoin. Essas transações geraram quase US $ 1 bilhão em lucro.


Dread Pirate Roberts foi identificado e preso por e-mail postado no Bitcoin Talk
Embora o Bitcoin fosse uma ótima ferramenta para o Silk Road, a conexão do mercado negro com a criptomoeda também foi fundamental para acabar com o anonimato de Dread Pirate Roberts e a Silk Street como um todo.

Após uma investigação longa e detalhada, a identidade de Dread Pirate Roberts foi descoberta através do mecanismo de busca Google.

O agente especial do IRS Gary Alford decidiu investigar o Silk Road no início, usando a ferramenta especial do Google para encontrar as primeiras menções do mercado negro fora da dark web.

A ideia de Gary era investigar as primeiras menções ao Silk Road, caso fosse comentado na internet, antes que a investigação fosse aberta e antes que a mídia revelasse mais sobre o caso.

Gary, um curioso usuário da internet, acabou descobrindo o Silk Road por acaso, através de uma das várias postagens gerais que o site fez em fóruns e sites acessíveis pelo TOR. Na época, o mercado negro ainda estava engatinhando, com poucos clientes e vendedores, mas Gary acabou sendo um dos primeiros a explorar esse novo mundo sombrio.

“Uma descoberta inesperada mudou o rumo das investigações sobre o Silk Road: uma série de postagens suspeitas do usuário Altoid. Gary, o investigador encarregado do caso, encontrou a primeira postagem em um fórum sobre cogumelos alucinógenos, mas a surpresa veio quando outra menção de Altoid surgiu no fórum Bitcoin Talk, promovendo o Silk Road. O que será que mais essa conexão obscura revelaria sobre o mercado negro?”

No obscuro mundo do Bitcoin-Talk, uma simples postagem com um endereço de e-mail foi o suficiente para quebrar um dos maiores mistérios do mercado negro. O endereço RossUlbritch@gmail(.) com conectou o jovem engenheiro Ross Ulbricht ao notório site Silk Road, e acabou levando-o para trás das grades.

Após a identificação de Ross, o FBI agiu rapidamente para encerrar o Silk Road, deixando um vazio no mercado negro da darknet que ainda é sentido hoje.

4,9
4,9 de 5 estrelas (com base em 78 avaliações)
Excelente95%
Muito bom3%
Média1%
Pobre0%
Terrível1%

Compartilhe este conteúdo:

Eliseu Barbalho é redator e formado em Educação Física. Na Mister Money ocupa o cargo no time de Educação Financeira, hoje também acumula funções como Copywriter, SEO & Conteúdo. Praticante de musculação e um grande apaixonado por jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de e-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade.

mao usando um smartphone
plugins premium WordPress