Introdução
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, revolucionou as transações financeiras ao permitir transferências de dinheiro em tempo real, 24 horas por dia. No entanto, com a popularização do PIX, também surgiram diversas formas de golpes e fraudes que visam explorar os usuários desavisados. Neste texto, vamos explorar os principais tipos de golpes PIX, como identificá-los e quais medidas tomar para se proteger.
O Pix, serviço de transferência eletrônica instantânea de dinheiro criado pelo Banco Central (BACEN), teve sucesso. Como essa tecnologia está disponível para os usuários enviarem e receberem dinheiro 2 horas por dia, sete dias por semana, os números comprovam o sucesso do BC. Em fevereiro de 2021, mais de 181,8 milhões de chaves Pix foram registradas, totalizando 275,3 milhões de transações, ou R$ 197,7 bilhões. Esse sucesso apresentou um problema: os criminosos estão usando o tema para criar “armadilhas virtuais” e enganar os usuários.
Veja as quatro formas de golpes de pix mais populares, de acordo com a Febran:
1 – WhatsApp
Duplicate Tampa neste golpe, os criminosos enviaram uma mensagem do Whatsapp para a vítima, se você passar por uma empresa em que a pessoa tem “palavras”. O bandido requer então o código de segurança enviado pelo SMS pelo aplicativo quando o usuário tenta instalar o WhatsApp em outro dispositivo. Eu posso codificar, os rivais do Clon para a conta da vítima.
Com uma conta de espelho, os bandidos enviam uma mensagem para a lista de contatos da pessoa, solicitar dinheiro para emprestar pela Pix. “Uma medida simples para impedir o WhatsApp não é ativada, no aplicativo,” Verificar duas etapas “Configurações / Configurações> Conta> Verificação de duas etapas. Desta forma, você pode salvar a senha será necessária periodicamente pelo aplicativo. Essa senha não deve ser enviada para outras pessoas ou inseriu os links para”, disse Femaban.
2 – Estudos sociais com o WhatsApp
Neste tipo de imagem, o mecanismo mais simples: em vez de Clonage WhatsApp, Sin Pham simplesmente cria uma nova conta com A foto da vítima. Então, explore os amigos ou entre em contato com a família deste usuário e solicite dinheiro a essas pessoas através de Pix.
Bandidos usavam diferentes métodos para justificar o número de troca da família da vítima. O mais comum é reivindicar que ele passou por um vôo qualificado. Ele mudou o número e precisava de uma transferência de urgência.
Para evitar este método criminoso, precisa ocultar o número de células em redes sociais. Febranan adverte sobre o fato de que é necessário prestar atenção à exposição de dados de rede social, como na loteria e promoções exigem números de telefone do usuário “, explica a organização.
3 – A ilha principal do banco falso e do telefone CENTER FALSE
Um tiro muito atual ocorre quando criminosos expostos por telefone, e-mail ou mensagem, se você passar pela equipe do banco em que a vítima tem uma conta. Os ladrões então pedem às informações financeiras para o chamado “registro” ou Regularizar as chaves do PIX.
No entanto, a gravação da chave do uso de Pix é feita apenas por canais oficiais de organizações. O gravador é realizado no ambiente virtual do seu banco ou catálogo digital. E quando você se inscrever, você tem uma autenticação de duas etapas, o que significa que você confirmará para o seu email. Além de que, estas transferências são fabricadas por organizações de organizações, nunca além delas, de acordo com o Sr. Garibaldi. As instituições financeiras não exigem informações bancárias – somente peça para confirmar as informações que eles têm antes.
4 A corrida de corrida em PIX
Finalmente, erro (erro) em Pix é amplamente utilizado por crimes virtuais. A estratégia também é muito simples: as vítimas recebem “notícias falsas” por meio de um vídeo, post ou mensagem de WhatsApp, onde os golpistas afirmam que devido a um sistema Pix defeituoso, quem enviar uma quantia em dinheiro em determinada quantia, receberá o dobro. traseiro.
Considerações Finais
Os golpes envolvendo o PIX são uma preocupação crescente, especialmente com o aumento das transações digitais. Entender os tipos de golpes e adotar medidas de proteção são fundamentais para evitar se tornar uma vítima. Ao manter-se informado e atento às práticas seguras, você pode proteger seus meios financeiros e minimizar os riscos associados às transações digitais.