Você já pensou em utilizar sua conta de luz como forma de pagar empréstimos? Muitos ainda não conhecem esse recurso, mas é possível solicitar empréstimo usando a conta de luz. Essa modalidade de crédito, também chamada de empréstimo pessoal alternativo, é um processo simples e que pode ser uma boa solução para aqueles que estão com nome sujo ou que apresentam uma renda menor.
Neste artigo, iremos explicar tudo sobre como fazer empréstimo na conta de luz. Vamos expor o funcionamento e as curiosidades desse processo, além de esclarecer quem pode solicitar esse tipo de crédito. Confira!
O que é empréstimo na conta de luz?
O empréstimo na conta de luz é um modelo de empréstimo com débito na sua conta de energia. Solicitando seu empréstimo dessa maneira, o valor total é diluído em parcelas em que o preço é incluído na sua conta de luz.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2020, quase 50% da população brasileira ficou com o nome sujo em algum momento. Tal dado indica que, constantemente, os consumidores precisam de saídas para pagar suas dívidas. É nesse sentido que o empréstimo na conta de luz surge como uma ótima opção.
Essa é uma forma mais simples dos indivíduos que apresentam score baixo ou estão negativados conseguirem um empréstimo. O que irá mudar é que, como o histórico financeiro das pessoas nessa situação não favorece muito, o valor do empréstimo será limitado e as taxas de juros serão um pouco mais altas.
Além disso, já que o valor é dividido em parcelas, as pessoas têm a chance de efetuar o pagamento do empréstimo de forma mais orgânica, sem pesar tanto no bolso.
Como fazer empréstimo usando a conta de luz?
Para solicitar o empréstimo usando a conta de luz, a primeira coisa que você deve fazer é confirmar se essa modalidade está disponível para o seu CEP. É necessário consultar, pois esse modelo de empréstimo ainda não está à disposição de todos os lugares do território brasileiro.
Caso você averigue e esteja tudo certo com sua localidade, você pode iniciar o processo de obtenção de crédito. Para isso, separe a seguinte documentação para se cadastrar no site da empresa que escolher.
● RG;
● CPF;
● Comprovante bancário;
● Comprovante de residência atualizado (até os últimos dois meses).
Após se cadastrar, seu perfil será analisado para saber se o empréstimo requerido será aprovado. Se a resposta for positiva, o dinheiro cairá na sua conta em até 24 horas.
Para conseguir fazer um empréstimo na conta de luz, além da documentação exigida, a pessoa precisa estar atenta a algumas condições. É preciso ter entre 21 e 79 anos de idade e estar com todas as contas de consumo em dia para solicitar este crédito. Para aqueles que estão com dívidas, não é possível requerer o empréstimo usando a conta de luz antes de regularizar sua situação financeira.
É possível realizar um empréstimo usando a conta de luz de outra pessoa?
Como mostramos anteriormente, são necessários documentos de identificação e alguns pré-requisitos para realizar o pedido de empréstimo. Por esse motivo, não é possível solicitar um empréstimo usando o nome ou a conta de luz de outra pessoa. Todo contrato de empréstimo precisa ser assinado pela própria pessoa que está solicitando.
As pessoas que estão em inadimplência ou possuem score baixo, apresentando um perfil que possua taxa de juros muito alta, tentam recorrer à utilização do nome de um amigo ou parente. Porém, burlar as regras dessa forma não é permitido.
Além de não poder assinar o contrato em nome de outra pessoa, os bancos ou plataformas de crédito depositam o dinheiro na conta de quem está contratando aquele empréstimo. Dessa maneira, só é possível solicitar crédito utilizando seu próprio nome.
Quando alguém solicita um empréstimo para outra pessoa a situação é diferente. A pessoa responsável pelo CPF irá realizar todo o processo de solicitação, mas depois irá repassar o dinheiro para quem a pediu. Esses casos são permitidos, mas a atenção precisa ser redobrada.Tenha ciência de que, se a pessoa não arcar com a dívida, o seu nome ficará negativado.
10 curiosidades sobre esse processo
A obtenção do empréstimo através da conta de luz envolve algumas curiosidades, que podem ser interpretadas de forma vantajosa ou não. Separamos uma lista que sintetiza as 10 principais características dessa modalidade de crédito. Algumas delas já foram mencionadas anteriormente e estão aqui abaixo para serem ratificadas. Veja a seguir.
● O processo de requerimento é bem simples e realizado completamente online;
● Ao solicitar, seu perfil passará por uma análise de crédito;
● O valor das parcelas é limitado em até duas vezes o valor médio da sua conta de energia;
● Caso você já tenha feito um empréstimo utilizando essa modalidade, é necessário quitá-lo primeiro antes de pedir outro;
● É necessário ter uma conta bancária, já que o dinheiro precisará ser depositado nela;
● O prazo de pagamento é de 3 a 18 meses;
● As taxas de juros variam de acordo com o perfil da pessoa;
● Está disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul;
● Para receber seu empréstimo, você não precisa realizar nenhum depósito. Fique atento a isso para não cair em golpes;
● O valor do empréstimo costuma variar entre R$ 500 e R$ 2500.
Alguns requisitos para solicitação e obtenção do empréstimo na conta de luz são os mesmos para todas as empresas. Porém, alguns pontos como o limite de valor variam de uma empresa para outra. Diante disso, procure uma empresa e certifique-se de sua segurança e de suas ofertas.
Agora você já sabe que é possível fazer empréstimo usando a conta de luz. Nesse sentido, a Mister Money está à sua disposição. Trabalhando de forma rápida, segura, confiável, apresentamos as melhores opções de crédito para seu perfil. Através do nosso serviço, mostramos às pessoas que é possível, sim, se livrar das dívidas com taxas menores e justas. Conheça nossas ofertas de empréstimo conta de luz e tantas outras.