Pesquisar

Saiba como funciona seu FGTS retido !

eliseu barbalho
Saiba como funciona seu FGTS retido !
O que você vai ler neste artigo:

O FGTS retido é o fundo fiduciário acumulado de seu emprego atual e / ou anterior e pelo qual você ainda não pagou. Geralmente, a retenção da aposentadoria do FGTS só é permitida para os empregados desligados sem justa causa ou que estejam inativos no FGTS há mais de três anos, ou seja, sem carteira de trabalho.

Ademais, o FGTS, retido ou ativo, serve de reserva ou garantia em caso de desligamento, emergência ou aposentadoria definitiva.

Para saber mais sobre o que é o FGTS retido e como funciona, listamos a seguir todas as informações importantes que você precisa saber.

Entenda Como funciona o FGTS retido

O (FGTS) é uma forma de proteger o trabalhador. Sendo, se você for demitido sem motivo, por exemplo, pode-se usar a escala do FGTS.

Isso permitirá que você crie várias contas do FGTS ao longo de sua vida profissional. Isso porque para cada posto de trabalho você tem uma nova conta vinculada ao seu PIS e aberta pela empresa para a qual trabalha atualmente.

Quando um contrato de trabalho termina, os depósitos são suspensos e os fundos são mantidos na conta que se torna inativa.

Geralmente, as pessoas que desistiram, mas por algum motivo não conseguiram sacar seus fundos do FGTS no momento, possuem fundos em contas inativas.

Informações sobre como obter a retenção do FGTS

Para saber se você realizou retenção do FGTS, pode acessar as informações por meio do site ou aplicativo da Caixa. Basta informar o CPF ou PIS e a data de nascimento para saber o valor disponível na conta.

Para saber como verificar o desconto do FGTS online, existem duas formas:

Para verificar o desconto do FGTS no site:
Acesse o site do FGTS;
Digite o número do PIS obtido no CPF;
Clique em “Registrar senha”;
Leia a política e clique em “Concordo”;
Complete o cadastro com seus dados pessoais. Você precisará do seu número de registro de eleitor;
Crie e confirme uma senha de até 8 caracteres. 

CONCLUINDO

Com o seu FGTS retido, você pode utilizar esse valor, por exemplo,no caso de rescisão injustificada ou compra de um imóvel. Além disso, ao verificar o saldo da sua conta, você pode verificar o saldo ativo e inativo do FGTS de empresas para as quais já trabalhou.

Como este valor só está disponível em casos muito específicos, existem outras formas de obter dinheiro para realizar os seus sonhos ou para cobrir uma necessidade urgente e imprevista. 

Compartilhe este conteúdo:

Adicione o texto do seu título aqui

Eliseu Barbalho é formado em Educação Física. Na Mister Money ocupa o cargo de Comunicação e Relacionamento, hoje também acumula funções como Copywriter no time de SEO & Conteúdo na Mister. Praticante de musculação e um grande apaixonado por jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos sensacionais como esse?

Inscreve-se e tenha as novidades exclusivas no seu e-mail.

Ao enviar você concorda receber comunicações e ofertas através do envio de e-mail.
Li e aceito os Termos de Uso, Termos de Autorização e Política de Privacidade.